Bom pessoal! Vamos conhecer um pouco do Logo (programa apresentado no vídeo, programa este utilizado em uma escola de Educação Infantil de Parobé).
O Logo é além de uma linguagem de programação, uma metodologia de ensino que propõe o uso do computador como ferramenta no processo de ensino e de aprendizagem, que envolve conceitos matemáticos, lingüísticos entre outras áreas de conhecimento.
A principal idéia do Logo é a de facilitar a demonstração do pensamento dos educandos através de estratégias a serem desenvolvidas, pois o diálogo com a Tartaruga (animação do programa, que aparece no vídeo), levam as crianças aprenderem coisas tem complexas brincando.
Para a construção deste ambiente de aprendizagem que é o Logo, utilizou-se como base teórica o construtivismo de Jean Piaget.
Em relação a educação Infantil, pesquisas, como a realizado pelo Projeto Euroka, mostram que as crianças sentem-se mais estimuladas a conhecerem o alfabeto por causa do teclado do computador. Algumas acham que a escola com computador "é mais legal". Sentem-se estimuladas a pensar mais.
Para saber mais:
JEAN PIAGET: http://nead.ucs.br/pos_graduacao/psicopedagogia_08/acervo/aprendizagem-dimensoes-e-vicissitudes/O%20que%20e%20construtivismo.pdf
Projeto Eureka: http://www.nied.unicamp.br/publicacoes/separatas/Sep22.pdf
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
copiei o artigo. nas férias vou ler e refletir sobre ele. Dei uma espiada... parece interessante.
IRIA verás que o artigo e a linguagem Logo são muito interessantes e cativantes por seus resultados com os educandos.
Postar um comentário