07/12/2008

Informática na Educação Infatil

O artigo "O PRAZER DE APRENDER COM A INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL '', apresenta idéias sobre a informática na educação, analisando o uso do computador, o softwar educativo, o papel do professor e do aluno.
O estudo foi realizado em uma escola de Educação Infatil, em Blumenau, com alunos da pre-escola, de 5 e 6 anos.
Encontramos no artigo algumas idéias sobre o uso do computador como uma ferramenta pedagógica, que facilita a aprendizagem, criando um ambiente interativo para o aluno investigar, criar, pesquisar, construir seu conhecimento.
''Assim o computador pode ser um aliado no processo educativo dos alunos. Ele pode se tornar um catalisador de mudanças, contribuindo com uma nova forma de aprender. Por meio dele, cria-se a possibilidade do aluno aprender “brincando”, construindo seu próprio conhecimento, sem ser punido por seus erros. Além disso, o professor ao se utilizar do computador, pode transformar o ensino tradicional em aprendizagem contínua, facilitando o diálogo, a troca e a valorização das potencialidades e das habilidades de cada aluno. Professor e aluno tornam-se parceiros nesta incessante busca do aprender. '' (Rausch)

Nenhum comentário: