26/11/2008

Texto 11 e 12

Os textos 11 e 12 abordam a questão das interatividade dos softwares, colocando a interação como uma ação que se exerce entre uma ou mais coisas ou pessoas.
No texto 11 o autor colaca que para um softwar ser interativo ele precisa ter hipertexto, pois através do hipertexto o usuário do programa pode interagir, e interagir conforme o seu raciocínio e aprendizagem, não conforme o criador do programa.
Acredito que com este tipo de programa as crianças aprendem mais e de uma forma mais rica, pois participam sendo parte do processo de aprendizagem.

Texto 11 AIRES, Joanez A.; ERN, Edel. Os softwares educativos são interativos. Informática na Educação: Teoria e Prática, Porto Alegre: UFRGS, Faculdade de Educação, Pós-Graduação em Informática na Educação, v. 5, n. 1, p. 79-87, mai. 2002. Disponível em http://www.unisinos.br/pastanet/arqs/0716/2622/softwares_educativos.pdf Texto 12 BEHRENS, Marilda Aparecida. Tecnologia interativa a serviço da aprendizagem colaborativa num paradigma emergente. In: ALMEIDA, Maria Elizageth Bianconcini; MORAN, José Manuel (Org.). Integração das Tecnologias na Educação: Salto para o futuro. Brasília: Ministério da Educação, Seed, 2005. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/index.php?option=content&task=view&id=165&Itemid=303

Nenhum comentário: