16/11/2008

Perguntas realizadas para professoras de educação infantil, sobre as aulas de informática:

1)Quais programas você utiliza nas aulas de informática e o que considera ao planejar?

Professora A:
Algumas vezes proponho jogos em sites educativos(www.iguinho.com.br,www.oguri.com.br, www.discoverykids.com.br, www.senninha.globo.com ,etc.: eoutras vezes utilizo softwares (Coelho Sabido, Kid Pix,...).Gosto bastante detrabalhar no Paint também. Ao planejar as aulas de informática, na maioria dasvezes, faço relação com os assuntos que estão vistos em aula como forma decomplementar o estudo em questão.

Professora B:

No nível do Infantil 3 (crianças de 4-5 anos)procuro desenvolver basicamente as primeiras noções de manuseio do mouse e teclado, ampliando a coordenação motora fina. Exploramos especialmente atividades relacionadas aos sites da Turma da Mônica, Guri e Iguinho, além dos Softwares kid Pix e Coelho Sabido. Embora, sempre buscamos novidades em diferentes sites e uma aplicação mais direta ao conteúdo estudado.

Professora C:

Uso esporadicamente o paint. Também uso os softwer´s Kid Pix e Coelho Sabido. Assim como sites da internet, dependendo do assunto que está sendo tratado.




2)Você relaciona as atividades realizadas em sala de aula, nas aulas de informática? Como?
Professora A:
Sim, em muitas vezes utilizo a aula de informática para complementar o estudoque está sendo visto em sala. Como por exemplo: Estudo sobre os números:aproveito o paint para “escrever” os numerais em estudo e jogos para associar aquantidade do número.

Professora B:

As atividades realizadas nas aulas de informática são planejadas, especialmente, de acordo com conteúdos relacionados ao projeto desenvolvido pela turma. Dessa forma, as crianças têm oportunidade de obter diferentes informações ou mesmo uma visão mais concreta de algum objeto em estudo. Como por exemplo, posso citar: na semana da pátria conversamos e visualizamos a Bandeira do Brasil, assim na aula de informática, as crianças através deste conhecimento e também da ferramenta “kid Pix” puderam em duplas criar a bandeira.

Professora C:

Uso a internet como fonte de pesquisa de informações e ilustrações para os assuntos que são trabalhados. Também procuro jogos que abordem o assunto ou o objetivo que está sendo desenvolvido. Ex: reciclagem: joguinhos que trabalhem o tema. Ou então jogos de contagem, lógica matemática ou de pré-alfabetização, reconhecimento de letras.

3)Para você as aulas de informática são momentos de aprendizagem para os alunos, ou de simples manipulação do computador e descontração? Que aprendizagens o aluno vivência nas aulas?

Professora A:

Em geral considero as aulas de informática como aprendizagem, mesmo que joguemum jogo em um site educativo e aparentemente só estão jogando, estãodesenvolvendo habilidades de motricidade fina, concentração, lateralidade,etc...

Professora B:

As aulas de informática proporcionam momentos muito ricos, nas quais podemos fazer uso de diversas ferramentas e, ainda como um espaço de pesquisa. Além disso, é muito importante que o lúdico esteja presente nas atividades, a brincadeira, os jogos, o faz-de-conta e, com isso, os benefícios aos alunos são inúmeros. As crianças desenvolvem concentração, raciocínio lógico, desperta a curiosidade para novidades, amplia a coordenação motora...

Professora C:

O computador pode ser uma ferramenta muito eficaz no trabalho com os alunos. Além dos programas que podem ser utilizados existe a possibilidade de trabalhar a motricidade e organização espacial através da manipulação do mouse e do teclado.
Manipulando os programas como, por exemplo, o paint existem possibilidades e mecanismos que devem ser respeitados para a realização do trabalho. A criança deve escolher a ferramenta adequada, dar o comando adequado para poder executar a tarefa. O computador ou o programa não executa sozinho.
Ainda é interessante ressaltar que o computador nos possibilita uma interatividade incomum em livros ou trabalhos manuais. O movimento, a ação e a interação que a criança pode ter utilizando o computador certamente é um atrativo muito interessante.

3 comentários:

Iria M. Urnau disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Iria M. Urnau disse...

Muito interessante essa pesquisa! Gostei de ler e saber de outras realidades.

TAMARA disse...

IRIA CONHECER PROPOSTAS DE TRABALHOS DIFERENTES TRAZ VISÕES DIFERENTES SOBRE NOSSO TRABALHO DE ENSINO!!!